top of page

Sobre

A ABPADEC (Associação Beneficente para o Desenvolvimento da Cidadania) é uma pessoa jurídica de direito privado sem fins lucrativos, também denominados como Organização Não Governamental (ONG), fundada em 22 de Março de 2008 por um grupo de amigos juntamente um corpo técnico formado por sociólogos, administradores de empresa e pedagogos que consensualmente tem como principal objetivo o desenvolvimento humano para inserção dos menos favorecidos e/ou exclusos na sociedade.

Os membros da ABPADEC veem realizando estudos e debates sobre pontos que acreditamos ser de suma importância para o processo de mobilização da sociedade brasileira para vitalizar e tonificar a formulação de políticas públicas baseadas na experiência coletiva de diversos segmentos sociais tais como: educação, cultura, saúde, esporte, empregabilidade, desenvolvimento social, combate à fome, direitos humanos, meio ambientes, as questões de gênero, etnia, indígenas, entre outras, pois percebendo que estas são ações muito importantes para o processo de mobilização da sociedade.

O principal objetivo da ABPADEC é criar mecanismos para melhoria das condições de vida da população menos favorecida, investindo na formação e/ou capacitação de crianças, adolescentes, adultos e idosos garantindo-lhes o direito à educação, cultura e saúde. Com isso estaremos contribuindo para o desenvolvimento sócio-econômico local e da consciência de cidadania através de ações objetivas, buscando a construção de uma sociedade mais justa e solidária, por meio de uma rede de proteção e promoção social, na perspectiva de consolidação do exercício pleno de democracia

Nós da ABPADEC acreditamos que a verdadeira cidadania só será alcançada quando pudermos afirmar que todos os milhares de excluídos estejam inseridos no sistema educacional de qualidade e com isso estejam tendo novas oportunidades no mercado de trabalho. Esse é o maior desafio do Brasil e dos demais países emergentes.

Com a economia globalizada e com as frequentes inovações tecnológicas, o mercado de trabalho está cada vez mais seletivo e exigente no tocante à atualização permanente de conhecimentos por parte dos trabalhadores. Trata-se, portanto de um problema complexo, porque temos pela frente um avanço tecnológico crescente e uma grave questão social traduzida pela pobreza, analfabetismo e concentração de renda. Neste contexto, temos desenvolvido projetos para darmos nossa contribuição social nas seguintes áreas:

  • Promoção da ética, da paz, da cidadania, dos direitos humanos, da democracia e de outros valores universais;

  • Estímulo à parceria, o diálogo local e solidariedade entre os diferentes segmentos sociais, participando junto a outras entidades de atividades que visem interesses comuns;

  • Promoção do desenvolvimento econômico e social em combate á pobreza;

  • Promoção da saúde, bem como, ações de prevenção, habitação, reabilitação e integração á vida comunitária de pessoas portadoras de deficiência;

  • Defesa, preservação e conservação do meio ambiente e promoção do desenvolvimento sustentável;

  • Promoção gratuita da educação infantil, ensino fundamental, ensino médio, ensino técnico e curso pré-vestibular

  • Promoção de inclusão digital;

  • Promoção de cursos profissionalizante.

  • Promoção do voluntariado;

  • Com o objetivo de iniciar a atuação, a ABPADEC desenvolveu o macro projeto “Rumo Certo”, que tem a finalidade de profissionalizar jovens, adultos e idosos e o primeiro passo será dado com o subprojeto de inclusão digital

  • A ABPADEC criou este Projeto de Inclusão Digital e Cidadania, como uma alternativa inovadora e ambiciosa para os problemas de acesso pleno a cidadania, pretendendo atingir os segmentos mais excluídos, através do atendimento nos bairros afastados do centro da cidade, utilizando-se de espaços comunitários de fácil acesso, como escolas e sedes das associações de moradores.

  • O projeto prevê no período de um ano o atendimento de pelo menos 160 pessoas, com idade entre 14 e 25 anos, com aulas de informática básica, orientação para o mercado de trabalho, acompanhamento psicológico e aulas de cidadania. Bem como, busca oferecer uma alternativa de acesso a Internet durante horários previamente estipulados, com orientação de um monitor, facilitando o acesso aos meios digitais, para os moradores das comunidades próximas ao Núcleo de Inclusão Digital da ABPADEC.

  • A pretensão ao final desse processo de formação é de que uma grande parcela dessas pessoas se insira no contexto social integrando-se ao mercado de trabalho, e através da reflexão crítica e do espírito solidário, exerçam sua cidadania com plenitude.

  • Sendo assim, buscamos parcerias com outros organismos além das três esferas de governo tais como: instituições religiosas, sindicais, empresariais, financeiras, acadêmicas e com outras ONGs e OSCIPs.

  • A ABPADEC procura integrar diferentes tipos de atividades entre si, buscando a racionalização dos esforços, a maximização dos resultados no processo de formação e capacitação das famílias beneficiárias dos programas sociais. Essa atitude demonstra como a sociedade empresarial e os gestores públicos têm se mobilizado e ainda podem se mobilizar, em torno de causas que podem promover a redução das desigualdades de oportunidades no Brasil.

  • Ficamos no aguardo de um breve retorno e desde já agradecemos a atenção dispensada.

Presidente

João Leite

Vice-presidente

Irineu Franca

bottom of page